Omni Calculator logo
Última atualização:

Calculadora de Notas Escolares

Novo

Índice

Ano letivo, plano escolar e média de notasComo calcular a média de notas com pesos iguaisComo calcular a média de notas com pesos diferentesExame final e média anual. Como saber se passei de ano?Como usar a calculadora de notas escolaresCálculo da média de notas baseado no histórico escolarPerguntas frequentes

A calculadora de notas escolares da Omni é a ferramenta perfeita para saber se você vai ou não passar de ano. Sabemos que você está esperando ansiosamente por suas férias, e nossa calculadora certamente te ajudará com o seu planejamento para obter uma excelente média anual. Dependendo do plano escolar do seu colégio ou universidade, sua média anual poderá ser calculada a partir de avaliações trimestrais ou bimestrais.

Se o sistema de avaliação utilizado por seus professores considera pesos diferentes para as notas de trimestre ou bimestre, não se preocupe. Você poderá inserir esses dados nesta calculadora e também a nota do seu exame final caso você precise fazer esta prova de recuperação para passar de ano ou para aumentar a sua média de notas. Quer descobrir qual nota você precisa em sua última avaliação para conseguir sua média desejada? Então, você veio ao lugar certo, pois nossa calculadora trabalha em todos os sentidos.

Com a calculadora de notas escolares você descobrirá respostas para as seguintes perguntas:

  • Qual é a média final para passar de ano?
  • O que é histórico escolar?
  • Quanto preciso tirar no exame final? e
  • Como passar de ano com notas baixas.

Então, prepare-se bem para as suas provas, pegue seu histórico escolar e deixe que nossa calculadora determine a média automaticamente para você!

Ano letivo, plano escolar e média de notas

Sempre que um novo ano letivo se inicia, a última preocupação da maioria dos estudantes é com a média de notas. Contudo, conforme os meses vão passando e as provas e atividades das diferentes disciplinas vão acontecendo, o histórico escolar e a média anual de repente se tornam o principal assunto dentro e fora da sala de aula.

No Brasil, assim como em outros países, cada colégio, instituto ou universidade pode variar bastante no formato de seus planos escolares e em como calcular a média de notas. Apesar disso, um componente comum nos planos escolares é uma média mínima para aprovação.

A maioria dos planos adota 6,0 (ou 60), como a média mínima que você deve possuir para ser aprovado em uma disciplina ou na sua série. Por essa razão, escolhemos esse valor como padrão em nossa calculadora de notas escolares, mas você pode alterá-lo para se adequar ao plano do seu colégio ou universidade.

Além disso, em geral, os planos são baseados em notas de atividades trimestrais ou bimestrais. Essas atividades podem ter pesos iguais ou diferentes e caso você não atinja a média mínima, é permitido realizar um exame final (ou prova de recuperação final). Deste modo, a sua média anual levará em conta o cálculo da sua média total ao longo dos trimestres (ou dos bimestres) e a nota do seu exame final.

É claro que todos esses recursos estão presentes na nossa calculadora de notas escolares e esperamos que ela possa ajudar no seu planejamento para passar de ano.

🙋 Você quer saber mais sobre média e como ela pode ser aplicada em diferentes contextos? Então, não deixe de conferir a nossa calculadora de média!

Como calcular a média de notas com pesos iguais

Vamos ver como podemos calcular a média total a partir das notas trimestrais ou bimestrais usando pesos iguais. Essa média também é conhecida como média aritmética ou média simples. No caso da média total trimestral, o cálculo é feito da seguinte forma:

Meˊdiatotal=N1+N2+N33\footnotesize {\rm{Média}}_{\rm \,total} = \frac{N_1 + N_2 + N_3}{3}

onde:

  • N1N_1: nota do primeiro trimestre;
  • N2N_2: nota do segundo trimestre; e
  • N3N_3: nota do terceiro trimestre.

Já a média total bimestral é obtida a partir da seguinte equação:

Meˊdiatotal=N1+N2+N3+N44\footnotesize {\rm{Média}}_{\rm \,total} = \frac{N_1 + N_2 + N_3+ N_4}{4}

onde:

  • N1N_1: nota do primeiro bimestre;
  • N2N_2: nota do segundo bimestre;
  • N3N_3: nota do terceiro bimestre; e
  • N4N_4: nota do quarto bimestre.

Os cálculos acima podem ser feitos para disciplinas específicas ou para uma média geral, dependendo do plano escolar do seu colégio ou universidade. Caso sua média total seja maior do que a média mínima, você já está aprovado e pode aproveitar suas férias. Se sua média total ainda for menor do que a média mínima, você ainda poderá ser aprovado caso passe no exame final. Veremos em breve, como fazer esse cálculo.

Como calcular a média de notas com pesos diferentes

Vejamos agora como você pode determinar as médias totais trimestral e bimestral considerando pesos diferentes. Essa média é conhecida como média ponderada e você pode aprender mais sobre ela na nossa calculadora de média ponderada. No caso da média total trimestral, utilizaremos a equação:

Meˊdiatotal=N1×P1+N2×P2+N3×P3P1+P2+P3\footnotesize \! {\rm Média}_{ \,\rm total} \! = \! \frac{N_1 \! \times \! P_1 \! + \! N_2 \! \times \! P_2 \! + \! N_3 \! \times \! P_3}{P_1 \! + \! P_2 \! + \! P_3}

onde PiP_i com i=1,2,3i = 1,\, 2,\, 3 são os pesos sobre cada uma das notas no primeiro, segundo e terceiro trimestres, respectivamente.

Caso seu plano seja baseado em médias bimestrais com pesos diferentes, a média total é obtida a partir de:

Meˊdiatotal=N1×P1+N2×P2+N3×P3+N4×P4P1+P2+P3+P4\footnotesize \begin{split} &{\rm{Média}}_{\rm \,total} = \\[1em] & \frac{N_1 \! \times \! P_1+ N_2 \! \times \! P_2 \! + \! N_3 \! \times \! P_3 \! + \! N_4 \! \times \! P_4}{P_1 \! + \! P_2 \! + \! P_3 \! + \! P_4} \end{split}

na qual PiP_i com i=1,2,3,4i = 1,\, 2,\, 3, \, 4 são os pesos sobre cada uma das notas no primeiro, segundo, terceiro e quarto bimestres, respectivamente.

🙋 Quer conhecer como funciona o sistema de notas de outros países? Então, não deixe de acessar as nossas ferramentas dedicadas ao cálculo de notas escolares do sistema americano (GPA), a calculadora de GPA para o ensino médio 🇺🇸 e a calculadora de GPA para o ensino superior 🇺🇸.

Exame final e média anual. Como saber se passei de ano?

Como dissemos, caso sua média total seja menor do que a média mínima, você, infelizmente, ficou de recuperação final. Contudo, você ainda pode fazer um exame final (ou prova de recuperação final) e obter sua tão desejada aprovação.

Assim como no cálculo das médias totais trimestrais e bimestrais, a nota do exame final pode ser somada à nota da média total considerando pesos iguais ou diferentes. No caso de uma média simples, a sua média anual é dada por:

Meˊdiaanual=Meˊdiatotal+Examefinal2\footnotesize {\rm{Média}}_{\rm \,anual} = \frac{{\rm{Média}}_{\rm \,total} + {\rm{Exame}}_{\rm \,final} }{2}

onde:

  • Meˊdiatotal\rm{Média}_{\rm \,total}: média total trimestral ou bimestral; e
  • Examefinal\rm{Exame}_{\rm \,final}: nota do exame final.

Caso seu plano escolar adote um critério de média anual ponderada considerando a nota do exame final, então, esta média será obtida a partir da seguinte equação:

Meˊdiaanual=      Meˊdiatotal×PM+Examefinal×PE2\footnotesize \begin{align*} & {\rm{Média}}_{\rm \,anual} = \\[0.8em] & \ \ \ \ \ \ \frac{{\rm{Média}}_{\rm \,total} \!\times \! P_{\rm M} \! + \! {\rm{Exame}}_{\rm \,final} \! \times \! P_{\rm E} }{2} \end{align*}

na qual:

  • PMP_{\rm M}: peso sobre a média total; e
  • PEP_{\rm E}: peso sobre a nota do exame final.

Sabemos que você deve estar se perguntando, mas afinal como saber se passei de ano? Como vemos, caso sua Meˊdiaanual\rm{Média}_{\rm \,anual} seja maior do que a média mínima para aprovação, você passou em sua recuperação final!

Como usar a calculadora de notas escolares

Usar esta calculadora de notas escolares não poderia ser mais difícil do que passar de ano, não é mesmo? Você pode usar nossa ferramenta tanto para saber se foi ou não aprovado, como para fazer um planejamento sobre quais notas precisa tirar para atingir uma média total desejada.

Inicialmente, você irá informar na seção Notas se seu plano escolar considera médias calculadas por trimestre ou por bimestre. Você também deve informar se os pesos considerados no cálculo da média total são iguais ou diferentes.

Ao fazer essas escolhas, os campos para a inclusão das notas e dos pesos aparecerão na calculadora. Basta incluir os dados e verificar quanto é a sua média total. Nossa ferramenta também fará automaticamente uma comparação do cálculo da média total com a média mínima e irá te informar se você deve ou não fazer um exame final de recuperação.

Caso você precise fazer o exame final, seja porque sua média total está muito baixa ou para melhorar a sua média anual, acesse a seção Média total e Exame Final. Nela você informará se o exame final tem peso igual ou diferente da média total. Ao escolher a opção desejada, os campos de dados aparecerão e você poderá inserir suas notas e os pesos.

Após informar esses dados, a calculadora determinará instantaneamente a sua média anual e informará se você foi ou não bem-sucedido ao longo do ano letivo. Vejamos um exemplo de como calcular a média anual.

Cálculo da média de notas baseado no histórico escolar

Suponha que seu colégio utilize um sistema trimestral de avaliação para o cálculo da média anual, e que as notas têm o mesmo peso. Digamos que suas notas trimestrais são:

N1=6,5N2=4,7N3=4,0\footnotesize N_1=6{,}5 \qquad N_2=4{,}7 \qquad N_3=4{,}0

Pelo visto este ano letivo não está sendo fácil. Ao substituir esses dados em nossa calculadora vemos que a média total é 5,075{,}07. Supondo que média mínima para aprovação seja 6,06{,}0, você ainda não foi aprovado, mas pode fazer a prova de recuperação final.

No cálculo do exame final, digamos que o seu colégio adota peso 2 para a média total e peso 3 para o exame final. Logo, caso você tire uma nota acima de 6,66{,}6 no exame final estará aprovado. Assim, continue estudando firme e se prepare bem para sua prova, pois sua chance de passar de ano é muito boa.

Perguntas frequentes

O que é histórico escolar?

O histórico escolar é o registro das notas e atividades realizadas durante um ou mais períodos letivos. Ele pode conter suas notas em cada disciplina, sua média total, suas notas nos exames finais e as disciplinas nas quais você foi aprovado ou reprovado. Ele também pode informar um coeficiente geral de rendimento e as horas dedicadas a atividades extracurriculares.

Qual é a média final para passar de ano?

Você irá passar de ano se sua média anual for maior do que a média mínima exigida para aprovação em seu plano escolar. Para determinar sua média anual, siga os seguintes passos:

  1. Verifique se seu plano escolar considera avaliações trimestrais ou bimestrais. Vamos supor que sejam trimestrais;

  2. Some cada uma das suas médias. Digamos que elas sejam

    N 1 = 5,5, N 2 = 7,0 e N 3 = 8,5

  3. Divida o resultado da soma por 3 para obter uma média anual simples:

    Média anual = 21/3 = 7,0

  4. Cheque se sua média anual é maior do que a média mínima para aprovação. Se a média mínima for 6,0, por exemplo, isso significa que você passou de ano!

Como passar de ano com notas baixas?

O segredo para passar de ano com notas baixas é se esforçar para conseguir sua aprovação com uma boa nota na recuperação final. A recuperação final consiste em um exame cuja nota será somada à sua média total, determinando, assim, a sua média anual. Não é possível passar de ano somente com notas baixas.

Quanto preciso tirar no exame final?

A nota mínima que você precisa tirar no exame final dependerá de como foi o seu desempenho ao longo do ano letivo. Supondo que a média total e o exame final possuem o mesmo peso no cálculo da média anual, siga os passos abaixo:

  1. Considere a seguinte equação para a média anual:

    Média anual = (Média total + Exame final)/2

  2. Isole a nota do exame final na equação anterior:

    Exame final = 2 × Média anual - Média total

  3. Substitua sua média total e a média anual desejada para obter a nota mínima que você precisa no exame final

  4. Ou então, simplesmente use a calculadora de notas escolares da Omni.

Se eu tirar 5 no exame final, eu passo de ano?

Isso depende da média mínima para aprovação, da média total e se o cálculo da média anual considera pesos iguais ou diferentes. Por exemplo:

  1. Suponha que a média total é 4,7, sua nota no exame é 5,0 e que:

    Média anual = (Média total + Exame final)/2

Portanto, Média anual = 4,85, assim, se a média mínima for 5,0 você foi reprovado.

  1. Considere que sua média é 4,7, mas agora a média total tem peso 1 e o exame final tem peso 4. Logo, Média anual = 4,95, que, em geral, é arredondada para 5,0, resultando na sua aprovação.

  2. Por segurança, prepare-se para tirar uma nota um pouco maior que a mínima na sua prova de recuperação.

Notas

Escolha entre as opções de notas por trimestre ou bimestre e também se o cálculo envolve médias com pesos iguais ou diferentes.

Check out 14 similar education calculators 🎓
ACT scoreClassroom spacingCollege GPA...11 more